ESTUDOS SOBRE O CASTANHEIRO

O castanheiro português (Castanea Sativa) e o castanheiro americano (Castanea Dentata) têm estado a ser fortemente afetados por um Oomiceto – fitóftora – bem conhecido dos nossos agricultores. Curiosamente o castanheiro japonês – cuja castanha tem menor qualidade para comercialização – é muito resistente a este problema.

Na Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa (FCUL) identificam-se genes que estão potencialmente envolvidos nos mecanismos de resistência e cria-se a sua expressão em plantas de Arabidopsis (uma planta-modelo) para assim testar os seus efeitos na resistência à fitóftora.

Dentro de câmaras de crescimento da Aralab, as plantas de Arabidopsis, de crescimento rápido e fácil reprodução, permitem avaliar em pouco tempo o que em castanheiro demoraria décadas.

Os trabalhos efetuados revelaram já vários genes cuja expressão aumentou consideravelmente a resistência ao Oomiceto, o que é complementado por vários ensaios (genéticos, celulares, fisiológicos) para assegurar que os padrões de desenvolvimento das plantas não se alteram significativamente.

Estes trabalhos geram conhecimento relevante sobre os mecanismos de resistência a agentes patogénicos e constituem uma eventual ferramenta para, através das técnicas de edição de genoma, aumentar a resistência do nosso castanheiro e gerar novas plantas com o impacto económico e ambiental que daí pode advir.

Mais um belo exemplo de Ciência ao serviço da agricultura, da cultura e da economia.

Partilhar

BIO

bio-ARABIDOPSIS-capa

Câmaras climáticas e salas de ambiente controlado para crescimento de plantas, insectos, ou estudos de organismos nas diversas aplicações de Biotecnologia e Agricultura

ESTABILIDADE

Câmaras climáticas e ambientes controlados com controlo preciso de temperatura e humidade para Estabilidades ICH, Conservação ou Armazenamento

TESTING

Câmaras térmicas e climáticas com elevadas performances, para ensaios de materiais, eletrónica I&D e controlo de qualidade.