Durabilidade e suscetibilidade biológica da madeira e derivados
Já se perguntou porque é que os seus pavimentos de madeira resistem ao teste do tempo e ao ataque das térmitas?
Tivemos a honra de entrar no domínio do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o conceituado instituto público de Ciência e Tecnologia de Portugal.
No seu Laboratório UPB (Laboratório de Prevenção da Biodeterioração), desenvolvem uma investigação rigorosa sobre a durabilidade e suscetibilidade biológica dos materiais de base biológica, nomeadamente a madeira e os produtos derivados da madeira.
A nossa guia nesta primeira viagem, Drª. Marta Duarte, mostrou-nos duas das nossas câmaras de trabalho em funcionamento na UPB! Estas câmaras estavam a criar as condições ambientais necessárias para ensaios críticos como o CEN/TS 15083-1 (2005) e EN117 (2013).
Estes testes são fundamentais para compreender a resistência dos materiais de madeira ao longo do tempo e contra inimigos naturais, como fungos e térmitas destruidores de madeira.
Um sincero agradecimento à fantástica Drª Marta Duarte e à Coordenadora do Laboratório Drª Lina Nunes por nos terem dado uma espreitadela a este fascinante mundo de aplicações de ensaios reais para as nossas câmaras. O vosso trabalho mostra bem o vasto potencial da contribuição do Aralab para diversos campos de investigação.